Lucro da divisão de telecomunicações responde por 60% do lucro total da Samsung

Lucro da divisão de telecomunicações responde por 60% do lucro total da Samsung

MAIS:_Samsung acusa Apple de copiar iPad de filme de ficção científica

A Samsung passou a Apple e se tornou a maior fabricante de smartphones do mundo entre julho e setembro de 2011, com crescimento de 44% nas encomendas em relação ao trimestre anterior. Os números positivos representam 27,8 milhões de unidades, quase quatro vezes mais que no mesmo período do ano anterior, segundo a consultoria Strategy Analytics.

A Apple, por sua vez, registrou queda de 16%, para 17,1 milhões de unidades no terceiro trimestre. A empresa lançou o primeiro iPhone em 2007. A Samsung entrou no segmento de smartphones no fim de 2010, mas as vendas dispararam em decorrência de um sistema de produção que rapidamente leva novos produtos ao mercado.

O lucro da divisão de telecomunicações da sul-coreana mais que dobrou no período de um ano, para o recorde de 2,5 trilhões de wons (US$ 2,2 bilhões) e respondeu por 60% do lucro total da Samsung, além de compensar a queda acentuada nos ganhos da divisão de chips de memória.

A previsão para as vendas da Samsung no trimestre atual continuam fortes, segundo o gerente de fundos Kim Hyun-joong, da Midas Asset Management, que tem ações da empresa. "Na divisão de celulares, a Samsung não tem modelos concorrentes que representem alguma ameaça para os seus produtos, com exceção do iPhone 4S. Apple e Samsung continuarão a dominar o mercado no quarto trimestre", afirmou.